Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018

10/07/2018 09:56:32
Imprimir

CCZ intensifica ações de orientação sobre Febre Maculosa em Santa Bárbara

Apesar de não registrar nenhum caso de Febre Maculosa contraída no Município, os agentes de controle de endemias do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realizaram visitas aos imóveis dos bairros Jardim Icaraí e Jardim Batagin, com distribuição de materiais informativos sobre a doença e orientações aos munícipes.

Além destas visitas, os setores de Vigilância Epidemiológica e Centro de Controle de Zoonoses realizam periodicamente um mapeamento para identificação das áreas de risco e áreas de transmissão da doença. Todas estas áreas possuem placas de identificação com alertas para a população sobre os locais com a presença de carrapato-estrela (transmissor da doença).

A Secretaria de Saúde alerta que a região de Campinas é considerada como área endêmica para Febre Maculosa. O período sazonal da doença ocorre entre junho e setembro, porém devido às condições climáticas neste ano, houve um aumento do número de casos desde maio. A pasta orienta regularmente os profissionais da rede de saúde quanto às áreas de ocorrência, sintomas, diagnóstico e terapêutica.

É importante a população ficar alerta quanto à frequentar áreas de risco de transmissão da doença (matas, beiras de rio, áreas de pescaria, etc) e, apresentando os sintomas (febre, dor no corpo, fraqueza), procurar um serviço de saúde para início do tratamento, relatando ao médico que frequentou áreas de risco e/ou teve contato com carrapatos nos últimos 15 dias.

 

Doença

 

A Febre Maculosa Brasileira é uma doença infecciosa de letalidade alta, causada por uma bactéria da espécie Rickettsia rickettsii. Esta bactéria é transmitida ao homem em nossa região por meio da picada do carrapato (vetor) da espécie Ambliomma cajenense, popularmente denominado de carrapato estrela. O carrapato é de ocorrência comum em capivaras e outros animais silvestres, mas também pode acometer animais domésticos.

Devido a presença e ao comportamento do carrapato vetor, a doença é mais comumente adquirida por pessoas que frequentam áreas rurais e peri urbanas, regiões com matas e capineiras, próximas a cursos d´água como rios, córregos e lagoas. Os sintomas da doença se caracterizam por febre de aparecimento súbito, mal estar geral, dores musculares e na cabeça, podendo ainda aparecer vômitos e diarréia. Com a evolução podem aparecer as manchas avermelhadas nos membros inferiores, na palma das mãos e planta dos pés.

 

UMA MORTE

 

Em Santa Bárbara d’Oeste também foi confirmado uma morte. A vítima, de 48 anos, morador do Parque do Lago, era caseiro e trabalhava em uma chácara na Praia dos Namorados, em Americana.

Imprimir

Jornal Virtual

Jornal Digital

Patrocinadores

Merlottis Telhas

Anúncios

Merlottis Telhas

Rua Joaquim de Oliveira - 718 - Centro - CEP: 13450-038 - Santa Bárbara d'Oeste- SP


Telefone: (19) 3463-1920 ou 3455-2437
Desenvolvido por