Domingo, 21 de Abril de 2019

11/02/2019 09:49:11
Imprimir

Estação Cultural abre oportunidade para artistas e educadores culturais

A Estação Cultural da Fundação Romi torna público o Edital EC0002/2019 CHAMADA PÚBLICA PARA OFICINEIROS E EDUCADORES CULTURAIS NA ESTAÇÃO CULTURAL EM 2019. Os artistas e educadores culturais interessados em apresentar suas propostas podem acessarem o Edital EC0002/2019 publicado na página “Editais”, no portal da Fundação Romi, através do link www.fundacaoromi.org.br/editais. O edital é direcionado aos artistas e educadores culturais interessados em desenvolver oficinas livres e de formação nas dependências da Estação Cultural. Poderão se inscrever todos os oficineiros e educadores culturais de Santa Bárbara d’Oeste e região, maiores de 18 anos, que tenham personalidade jurídica regularmente constituída, podendo ser nas categorias MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa) ou outra forma jurídica prevista em lei correspondente à área de atuação da oficina proposta, com foco na economia criativa e geração de renda.

A Estação Cultural da Fundação Romi é um espaço plural e multicultural, com destaque para atividades que visam o fomento da economia criativa. Oferece diversos cursos, oficinas de capacitação e a feira de arte, cultura e gastronomia. Dentre as ações voltadas à geração de renda e fomento da economia criativa, a Estação Cultural ofereceu em 2018, 12 oficinas culturais temporárias. Foram beneficiadas mais de 500 pessoas nos encontros de bordados, estêncil, patchwork, fotografia, criação e gestão de projetos, feltro, mosaico, patch aplique 3D, crochê, decoração natalina, laços e capa de almofada natalina. “Em 2019 queremos continuar a ofertar um espaço criativo que permita o desenvolvimento dos setores ligados à economia criativa e à geração de renda”, afirma a Gestora Cultural da Estação, Thiane Mendieta.

É importante que os artistas e educadores culturais interessados leiam e compreendam o Edital antes de efetivarem suas inscrições. “A democratização do acesso às manifestações culturais e à valorização dos oficineiros e educadores culturais compõem a essência da Estação Cultural da Fundação Romi. Assim, a instituição através deste edital, abre oportunidade para que os artistas e educadores culturais de Santa Bárbara d’Oeste e região realizem oficinas no espaço da Estação, estimulando a criatividade e a expressão artística, fomentando a economia criativa, a geração de renda e a formação cultural da população beneficiada”, explica o Superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti.

A inscrição deve ser realizada no site da Estação Cultural, na página Ficha de Inscrição, através do link www.fundacaoromi.org.br/fundacao/formulario-inscricao/, ou diretamente na sede administrativa da Estação, entre os dias 08 de fevereiro e 02 de março de 2019. O atendimento da Estação Cultural é de terça a sexta-feira, das 09h às 18h, aos sábados das 08h às 17h e, aos domingos, das 08h ao meio dia. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4830 ou 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d'Oeste.

Iniciativa que reúne Arte, Cultura e Gastronomia e visa fomentar a economia criativa e a geração de renda está com inscrições abertas.

Outro edital com inscrições abertas publicado pela Estação Cultural da Fundação Romi publicou, nesta quarta-feira, 30 de janeiro, é o EDITAL EC0001/2019 – CHAMADA PÚBLICA PARA ARTESÃOS EXPOSITORES NA ESTAÇÃO ARTESANAL. Este volta-se para o recebimento de inscrições dos artesãos e trabalhadores manuais interessados em participarem da “Estação Artesanal – feira de arte, cultura e gastronomia. A primeira de 2019 acontece em março, nos dias 09, sábado das 12 às 18 horas, e 10, domingo, das 08 às 12 horas. A inscrição deve ser feita até o dia 28 de fevereiro, por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição, pessoalmente ou através do site da Estação Cultural, no item FICHA DE INSCRIÇÃO, acompanhado dos anexos obrigatórios contendo informações adicionais a respeito dos trabalhos a serem expostos e comercializados.

Realizada desde 2015, só em 2018, reunindo uma série de artesãos e trabalhadores manuais, promovendo o intercâmbio entre artistas de diversas localidades da região, a iniciativa movimentou mais de R$40 mil. “Em 2019 a Estação Artesanal seguirá o formato mensal. Durante 2018 recebemos 109 artesãos que puderam expor e comercializar seus trabalhos. Esperamos favorecer mais empreendedores criativos”, conta a Gestora Cultural, Rosana de Abreu Lopes.

O edital é direcionado a todas as formas de expressão artesanal. Não são aceitos objetos de revenda ou produzidos industrialmente, seriados ou em grande escala – os objetos tem que ser manufaturados e de produção própria do artesão inscrito. “É fundamental que o interessado leia e compreenda o Edital antes de efetivar sua inscrição. Não serão aceitas inscrições incompletas, sem os devidos anexos e sem as informações adicionais a respeito dos trabalhos manuais produzidos pelo candidato”, explica.

A inscrição pode ser realizada, entre os dias 30 de janeiro e 28 de fevereiro de 2019, através do site da Estação Cultural, no link Ficha de Inscrição, disponível em www.fundacaoromi.org.br/fundacao/formulario-inscricao, ou diretamente na sede administrativa da Estação.

Imprimir

Jornal Virtual

Jornal Digital

Patrocinadores

Merlottis Telhas

Anúncios

Merlottis Telhas

Rua Joaquim de Oliveira - 718 - Centro - CEP: 13450-038 - Santa Bárbara d'Oeste- SP


Telefone: (19) 3463-1920 ou 3455-2437
Desenvolvido por