Domingo, 21 de Abril de 2019

11/02/2019 09:50:08
Imprimir

Santa Bárbara intensifica ações de combate ao Aedes aegypti

 A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste segue com ações intensificadas de combate ao mosquito Aedes aegypti junto à população. As equipes ampliaram as ações de visitas domiciliares para orientação dos munícipes quanto às medidas necessárias para impedir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana.

Durante as visitas os agentes também realizam a busca ativa de casos, identificando pessoas com sintomas suspeitos. Nesta quarta-feira (6) teve início a distribuição de materiais informativos com orientações sobre medidas de prevenção nos comércios, escolas, igrejas e demais locais com grande circulação de pessoas do Município. As atividades seguirão até o dia 15.

 

4º Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti

 

No dia 16 deste mês será realizado um dia de mobilização na Praça Coronel Luiz Alves (Central), com estrutura montada para exposição e orientações sobre o tema, das 8 às 12 horas. Nesse dia, os agentes visitarão imóveis na região central, prosseguindo com a distribuição de materiais informativos nos comércios e demais estabelecimentos de grande porte.

A intensificação das ações faz parte da adesão do Município à 4º Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti - iniciativa promovida pela EPTV Campinas, em parceria com as prefeituras da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

 

Ações ininterruptas

Em Santa Bárbara, as atividades de combate ao vetor são ininterruptas, com as ações de visita casa a casa com orientações aos munícipes sobre as medidas necessárias para impedir a proliferação do Aedes aegypti, eliminação de criadouros, retirada e inviabilização de criadouros encontrados durante as visitas, busca ativa de suspeitos, bloqueio/nebulização de áreas com casos suspeitos de arboviroses, entre outras medidas.

Com a chegada do verão e período de chuvas, a Prefeitura reforça alguns cuidados que devem ser mantidos pela população: atenção para as calhas - verificar se estão desobstruídas para evitar acúmulo de água; cuidado ao armazenar água - utilizar telas ou vedar adequadamente tonéis, barris e baldes para impedir a entrada do mosquito; eliminar pratinhos de vasos de plantas; ficar atento aos sintomas da doença e procurar a unidade de saúde caso sinta febre, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas no corpo; caso for viajar para outros municípios, fazer uso de repelente e ficar atento ao retornar - em caso de sintomas, procurar atendimento médico e relatar os dados da viagem para o profissional de saúde.

Por meio das diversas ações e serviços realizados, o Município vem reduzindo ano a ano o número de casos de dengue. Nos dois últimos anos (2017 e 2018), houve uma redução de 95% no número de casos da doença, comparando ao número de casos positivos em 2016.

Imprimir

Jornal Virtual

Jornal Digital

Patrocinadores

Merlottis Telhas

Anúncios

Merlottis Telhas

Rua Joaquim de Oliveira - 718 - Centro - CEP: 13450-038 - Santa Bárbara d'Oeste- SP


Telefone: (19) 3463-1920 ou 3455-2437
Desenvolvido por