Merlottis Calhas
Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020

28/06/2020 17:10:25
Imprimir

Procon de Americana e Polícia Civil fiscalizam postos de combustíveis

O Procon de Americana participou, na quinta-feira (25), da operação Frustari deflagrada pela Polícia Civil em conjunto com o Ipem (Instituto de Pesos e Medidas), que faz parte do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

 

 

O objetivo da ação é coibir fraudes nas bombas de gasolina, etanol e diesel de postos de combustíveis da cidade, além de fiscalizar produtos vendidos nas lojas de conveniência. A operação, que teve apoio das equipes da Gama (Guarda Municipal de Americana), vistoriou sete postos de diversos bairros de Americana.

A equipe de fiscais do Procon fiscalizou seis postos e se atentou, principalmente, a precificação dos produtos automotivos e, também, de mercadorias expostas nas lojas de conveniência; além de data de validade dos produtos; exposição de CDC (Código de Defesa do Consumidor); e informações expostas sobre a origem do combustível.

"Essa operação foi um sucesso e sempre que possível, vamos fiscalizar ainda mais para que o direito do consumidor seja prevalecido. Nos postos Sucesso Campos Sales e no Centro Automotivo da Saudade não encontramos nada em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor, já em outros quatro postos, os fiscais emitiram Auto de Constatação por encontrar produtos em desacordo com o CDC", explicou o secretário de Negócios Jurídicos, Alex Niuri.

"Esta foi uma ação de proteção ao consumidor de Americana e região, pois pelo que se paga pelo combustível, é preciso garantir honestidade na qualidade e quantidade do produto adquirido. A operação foi muito positiva e se repetirá quantas vezes for necessária", avaliou o coordenador da Frustari e delegado titular da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), José Donizeti de Melo. A operação ainda contou com a participação do delegado assistente da Delegacia Seccional de Americana, Claudiney Albino Xavier.

A Frustari contou com a participação de 13 agentes fiscais do Ipem que autuaram quatro postos, com 28 autuações lavradas. Ao todo, as autuações somam em torno de R$ 1 milhão.

Imprimir

Jornal Virtual

Jornal Digital

Patrocinadores

Anúncios

Rua Joaquim de Oliveira - 718 - Centro - CEP: 13450-038 - Santa Bárbara d'Oeste- SP


Telefone: (19) 3463-1920 ou 3455-2437
Desenvolvido por