Merlottis Calhas
Quarta-feira, 21 de Outubro de 2020

16/10/2020 10:02:49
Imprimir

Cia de Teatro Xekmat completa 30 anos

No dia 15, quinta feira, a Cia Xekmat, há mais antiga companhia de teatro em atividade ininterrupta de Santa Bárbara d’Oeste completou 30 anos, três décadas de atividade e sucesso.

 

 

A Cia XEKMAT foi fundada em 15 de outubro de 1990, criada pelos arte-educadores e atuais diretores Amauri de Oliveira e Roberto Isler e mais oito atores e atrizes de Santa Bárbara d’Oeste. A ideia era formar uma companhia de teatro que fosse totalmente autossuficiente; textos, temas, linguagens e modos de atuação próprios, criados coletivamente, através de estudos e experimentações, para serem apresentados empara toda a região metropolitana de Campinas, para a capital e todo o estado.

 A comédia, com altas doses de crítica social e muita diversão e dinamismo sempre foram o norte seguido pela Cia Xekmat.

Em três décadas de atuação quase 80 espetáculos foram montados, entre adultos e infantis, mais de 70 oficinas de formação de novos atores foram realizadas, mais de quarenta atores e atrizes diferentes participaram de seus projetos, mais de mil locais entre interior de São Paulo, Capital, Litoral e outros estados foram visitados e participaram das apresentações , num total de mais de um milhão de expectadores. Atualmente seus antigos e sempre presentes fãs trazem seus filhos e filhas para conhecerem as aventuras e se divertir com as novas histórias.

Muitos espetáculos já fazem parte do imaginário coletivo de gerações e gerações de fãs como as aventuras dos dois irmãos “Pifi e Pafe”, interpretados por Roberto Isler e Amauri de Oliveira, nos espetáculos “Xi, a TV pifou”, “O Vai e Vem da água”, “O Nosso jardim”, “Que maravilha de Família”, “Histórias Fantásticas de Pifi e Pafe”, “Que Perigo!” entre outras.

Espetáculos como “Toró de Histórias”, premiados e apoiados pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Outros como “Rolando causos”, foram apresentados em festas caipiras tradicionais e para público do infantil á terceira idade.

Entre seus projetos destacam-se o: “Teatrando”, curso livre de teatro que durante vários anos formou centenas de jovens atores e atrizes, acontecendo no Centro Cultural Léo Sallum e CEU das Artes e sempre encerrando-se com apresentação no Teatro Municipal, “Encanta Conto”, sessões mensais de contação de histórias nas bibliotecas públicas de Santa Bárbara, Nova Odessa e Iracemápolis, “Viajantes do Tempo”, com a interpretação da fundadora da cidade, Dona Margarida e seus agregados em projetos do CEDOC da Fundação Romi, nos 200 anos de Santa Bárbara d’Oeste e na Virada Cultural, onde sempre esteve presente.

Além destes destaca-se a FLISB – Festa Literária de Santa Bárbara d’Oeste, divulgando e apoiando a literatura com inúmeras atividades gratuitas, realizada em quatro anos unindo artes cênicas, literatura, narrativa oral e outras áreas culturais.

Um dos projetos da Cia Xekmat: “A Casa Encantada”, coordenada pela contadora Renata de Paula, local de difusão e, divulgação e fortalecimento da contação de histórias e resgate da tradição oral, foi reconhecida como Ponto de Leitura do Ministério da Cultura no Programa Mais Cultura, Bibliotecas Vivas. Além disso, durante oito anos foram recebidas milhares de crianças em seu espaço mágico, encontros de educadores e contadores foram realizados, mais de 60 cursos e oficinas de contação de histórias, confecção de material e técnicas diversas, formaram centenas de contadores. Para o próximo ano a Casa Encantada está se mudando para outro espaço, maior e mais completo numa parceria com poder público e empresas.

Os Encontros Regionais e Nacionais de Contadores de histórias, coordenados pela Cia Xekmat tem se tornado referência entre os contadores de todo o Brasil, levando Santa Bárbara a ser considerada na primeira década de 2000 como a Capital Nacional da Contação de Histórias.

Neste ano em que completa 30 anos de atividade pela Cia Xekmat, projetos ambiciosos e de longo prazo: a “Confraria do Conto” e os preparativos para novos projetos pós pandemia.

A “Confraria do Conto”, com coordenação de Renata de Paula, é um coletivo formado por contadores de histórias de cidades da região, grande São Paulo e litoral, unidos para o fortalecimento da atividade, qualificação e realização de novos projetos. Já se apresentaram em várias cidades da região e regularmente recebe convites para levar a contação e a narrativa oral para outros locais. Foi reconhecida em 2019, pela Secretaria da Cultura do Ministério da Cidadania, como Ponto de Cultura.

Apoiou e apoia desde a sua fundação o Grupo de Teatro Mirabolantes, dos atores Thiago oliveira, André Lima, Malu Meirelles e Lívia Bueno, com parcerias em apresentações e montagens.

A “Roda Literária” forma e une novos escritores da cidade, realizando capacitações exercícios e a prática da literatura, além da criação de novos projetos de incentivo à leitura como o livro “Contos e Causos de Santa Bárbara” em parceria com a Secretaria de Cultura e a FLISB – Festa Literária de Santa Bárbara.

Em 2019 a Cia Xekmat teve o seu projeto “Nas Asas da Leitura” aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura que aconteceu em quatro bibliotecas diferentes, levando contação, teatro e formação de novos contadores a várias cidades da região.

Atualmente, seus fundadores e diretores Amauri de Oliveira e Roberto Isler renovam o seu compromisso de levar teatro, educação e lazer, a preços populares, criando formas de socializar e difundir a cultura para crianças jovens e adultos.

Mesmo em época de isolamento social os projetos continuaram on line com a realização dos projetos “15º Encontra Conto – Encontro Regional de Contadores de Histórias”, premiado pelo Proac Editais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Os trabalhos e projetos já realizados e as novidades que virão podem ser vistos na Internet e no facebook: www.ciaxekmat.blogspot.com.br e      https://www.facebook.com/CiaXekmat/.

Com seus 30 anos a Cia Xekmat deixou de ser apenas mais uma companhia de teatro, reafirmando a sua vocação de ser uma promotora de oportunidades e eventos das mais diferentes vertentes culturais.

Imprimir

Jornal Virtual

Jornal Digital

Patrocinadores

Anúncios

Rua Joaquim de Oliveira - 718 - Centro - CEP: 13450-038 - Santa Bárbara d'Oeste- SP


Telefone: (19) 3463-1920 ou 3455-2437
Desenvolvido por