Merlottis Calhas
Sábado, 23 de Janeiro de 2021

12/01/2021 08:38:56
Imprimir

ETE Balsa alcança eficiência de quase 100% no tratamento de esgoto em Santa Bárbara

Com a ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Balsa - obra finalizada em outubro de 2020, as análises realizadas pós-obras pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste com os efluentes tratados na estação apontam uma eficiência de 95%, índice acima do determinado pela Legislação Ambiental Vigente. Investimento da obra foi ordem de R$ 5,4 milhões.

 

 

O ganho na operação da ETE Balsa, bem como na qualidade do meio ambiente, proporcionado pela obra que ampliou em oito vezes a sua capacidade de tratamento do esgoto, fez parte do planejamento de expansão no sistema de esgotamento sanitário do município, com a conquista dos 100% do esgoto tratado na cidade. A meta foi alcançada com as novas ETE Toledos II e ETE Barrocão, obras entregues no início de 2019 e final de 2020, respectivamente.

As novas adaptações (Retrofit) realizadas pelo DAE na ETE Balsa determinaram uma nova concepção no tratamento da estação, permitindo tratar até 160 l/s, garantindo assim as demandas atuais e futuras com o desenvolvimento do município. A ETE Balsa trata os esgotos coletados de parte da Zona Leste e sua ampliação a deixou preparada para expandir o atendimento.

A ETE Balsa está instada em área rural de Santa Bárbara d’Oeste, próxima do limite dos municípios de Americana e Limeira, à margem esquerda do Rio Piracicaba, que é o corpo hídrico receptor do efluente já tratado na estação. O investimento contou com recurso próprio do DAE e repasse da cobrança paulista pelo uso dos recursos hídricos – Agência PCJ.

Foto: Divulgação
Imprimir

Jornal Virtual

Jornal Digital

Patrocinadores

Anúncios

Rua Joaquim de Oliveira - 718 - Centro - CEP: 13450-038 - Santa Bárbara d'Oeste- SP


Telefone: (19) 3463-1920 ou 3455-2437
Desenvolvido por