Sábado, 18 de Setembro de 2021

14/09/2021 09:42:27
Imprimir

Ministério da Saúde alerta sobre a importância da doação de sangue; em Santa Bárbara campanha acontece hoje

Uma das áreas da saúde que mais têm sofrido com a pandemia é a de doação de sangue e medula. De acordo com o Ministério da Saúde, as coletas de sangue caíram 10% no país com a chegada da Covid-19. Em relação à medula óssea, a redução na procura para se tornar um voluntário à doação foi em torno de 30%, segundo o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

 

A médica hematologista do Hospital Anchieta de Brasília, Marina Aguiar, explica que a doação de sangue e de medula  óssea é um gesto de solidariedade que pode salvar milhares de vidas. O sangue pode tratar terapeuticamente pacientes com patologias crônicas. Já o transplante de medula, pode significar a cura para essas pessoas. 

“A doação de sangue é um ato solidário e voluntário, que depende da iniciativa de cada cidadão e o retorno é o entendimento de que só nós somos a única fonte desse produto”, disse a especialista. 

Segundo a hematologista, são várias as situações em que uma pessoa pode precisar de transfusão sanguínea. Entre elas, as mais comuns são para tratar pacientes com doenças graves, como, por exemplo, anemias e câncer; cirurgias de emergência, acidentes ou partos que causam hemorragias e, também, pacientes com complicações do coronavírus. 

Ela ainda reforça que a cada doação são retiradas 450 ml de sangue do doador, que pode ajudar até quatro pessoas. Esse volume é reposto naturalmente pelo próprio organismo em até 72 horas. De acordo com a médica, o ato de doar também traz diversos benefícios para a saúde do doador, que vai desde a redução de risco de doenças cardíacas até a prevenção de alguns tipos de câncer.

“Além disso, doar sangue é um ato seguro porque todos os materiais usados no procedimento são descartáveis e, por isso, não há risco nenhum de contaminação e a sua saúde. Com tão pouco, você pode ajudar outras pessoas que estão necessitando do seu tipo sanguíneo”, esclarece Marina Aguiar. (Fonte: Brasil 61).

 

DOAÇÃO DE SANGUE DE SANTA BÁRBARA ACONTECE HOJE

 

Santa Bárbara d’Oeste realizará na terça-feira (14) mais uma edição da Campanha de Doação de Sangue, das 9 às 12 horas, no Lions Clube Centro (Rua dos Antúrios, 96, no Jardim Dulce). As senhas serão entregues a partir das 9 horas até às 12 horas, não sendo necessário chegar antes do horário de início. Os doadores devem apresentar o comprovante da vacinação, documento com foto e também estar dentro dos requisitos.

Não devem comparecer doadores que apresentem algum sintoma de gripe ou resfriado e não é permitido levar crianças ou acompanhantes. Quem foi vacinado com dose da Coronavac/Butantan só poderá doar sangue após 48 horas. Já quem foi imunizado com dose da Astrazeneca/Oxford, Pfizer e Janssen precisa esperar sete dias. E quem teve diagnóstico positivo para a doença só pode realizar a doação após 30 dias da liberação do isolamento. Quem teve contato com casos positivos só pode realizar a doação após 14 dias.

A Campanha é uma parceria entre a Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, e Hemocentro da Unicamp, com o apoio dos Lions Clubes Santa Bárbara d'Oeste Centro e Pérola, Pastoral da Saúde Santa Bárbara d'Oeste - Diocese de Piracicaba, Academia Personal Place, Tivoli Shopping, ChocolaTec e Cromo Implantes.

Todos os procedimentos e protocolos de proteção em relação ao Covid-19 serão adotados.

 

REQUISITOS:

 

- Ser saudável;

- Ter entre 18 e 69 anos; serão aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal para cada doação;

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue;

- Não fumar duas horas antes ou após a doação;

- Não estar em jejum, fazer um lanche leve, evitando alimentos gordurosos (ex. manteigas, bacon, ovos, gordura animal, entre outros) e refeições completas (almoço e jantar) nas três horas que antecedem a doação;

- Não ter feito endoscopia, broncoscopia ou colonoscopia há menos de seis meses e tatuagem ou piercing há menos de 12 meses.

 

Campanha de Doação de Sangue

 

Dia 14 de setembro, terça-feira, das 9 horas às 12 horas

Lions Clube Centro

Rua dos Antúrios, 96, no Jardim Dulce

Foto: Divulgação
Imprimir

Jornal Virtual

Jornal Digital

Patrocinadores

Anúncios

Rua Joaquim de Oliveira - 718 - Centro - CEP: 13450-038 - Santa Bárbara d'Oeste- SP


Telefone: (19) 3463-1920 ou 3455-2437
Desenvolvido por