Domingo, 19 de Novembro de 2017

13/11/2017 09:51:49
Imprimir

Vereadores de Sumaré unem forças e buscam solução para a “Rota do Lixo”

Os vereadores de Sumaré uniram forças em busca de solução para uma velha demanda dos munícipes da região do Maria Antônia, a alteração da denominada "Rota do Lixo". O trajeto recebe este nome graças ao tráfego de veículos pesados transportando resíduos orgânicos, inertes e não inertes, de diversas cidades da Região Metropolitana de Campinas, passando pela região do Maria Antônia para serem despejados no Centro de Gerenciamento de Resíduos, localizado na Avenida Orlando Vedovello, s/nº - Parque da Represa - Paulínia/SP.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente com apoio da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural, deram início a intensificação da fiscalização contra o derramamento de chorume e, em apenas uma hora, dez caminhões de lixo que passavam pela Av. Orlando Vedovello foram autuados na segunda-feira (6) e os trabalhos continuarão acontecendo em dias e horários alternados, visando a autuação de mais veículos irregulares.

Estiveram acompanhando a fiscalização, dentre outros, os vereadores Ney do Gás (PV), Dudu Lima (PPS), Rudinei Lobo (PRB) e Valdir de Oliveira (DEM). “Agradecemos a todos os setores envolvidos e principalmente aos populares pela compreensão e colaboração com os agentes fiscalizadores. Ressaltamos que nossa luta não terminou, estamos buscando soluções definitivas para estes transtornos”, comentou o vereador Ney do Gás.

Tal trecho, principal via de acesso (entrada/saída) para todos os bairros da região do Maria Antônia, tem circulação de veículos e pedestres semelhante ao de uma avenida central da cidade como a Avenida Sete de Setembro. Agrega benfeitorias, como: ciclo-faixa/pista de caminhada, espaço de academia ao ar livre, entradas para grandes empresas incluindo-se um centro de entretenimento que é palco para grandes apresentações de cantores e eventos advindos de todas as regiões do país, diversos pontos comerciais (posto de gasolina, lojas, farmácia, sorveteria, ótica, açougue, depósito de materiais para construção, banca de jornal, depósito de gás, clínica odontológica e etc.), residências, Escola Municipal de Educação Infantil referência na cidade, salões de festa, espaço ao ar livre onde é organizado eventos de representação cultural.

A nocividade e os riscos oferecidos pelo trânsito de veículos pesados carregando resíduos de diversas cidades são facilmente identificados como:

- Exposição das pessoas aos horrendos, insuportáveis e nauseantes odores (constante e advindo dos gases que os resíduos soltam durante o trajeto e também do chorume que estes derramam por onde passam);

- Degradação da pavimentação asfáltica;

- Trânsito impetuoso e falta de segurança para os pedestres;

- Desvalorização imobiliária; entre outros.

 

Diversos requerimentos foram apresentados, principalmente pelos vereadores da região, solicitando informações e principalmente providências.

Imprimir

Jornal Virtual

Jornal Digital

Patrocinadores

Anúncios

Rua Joaquim de Oliveira - 718 - Centro - CEP: 13450-038 - Santa Bárbara d'Oeste- SP


Telefone: (19) 3463-1920 ou 3455-2437
Desenvolvido por