Sábado, 23 de Junho de 2018

25/05/2018 10:07:28
Imprimir

Diácono da Matriz Santa Bárbara se torna sacerdote domingo

Os diáconos Rodrigo Stefanini Françoia, 26 anos, e Willian Bento, de 27, serão ordenados presbíteros no próximo dia 27 (domingo), às 15h, na Sé Catedral Santo Antônio, pela imposição das mãos do bispo diocesano Dom Fernando Mason. Ambos foram ordenados diáconos no início do ano. Rodrigo em 27 de janeiro, na Paróquia Imaculada Conceição, em Santa Bárbara D’Oeste, e Willian no dia 4 de fevereiro, na Paróquia Sant’Ana, em Rio Claro.

Desde a ordenação diaconal, Rodrigo exerce seu ofício na Paróquia Santa Bárbara, em Santa Bárbara D’Oeste, além de atuar como animador diocesano da Pastoral de Música Litúrgica. Já Willian serve na Paróquia Imaculada Conceição, em Piracicaba e atua também como notário adjunto do Tribunal Diocesano de Piracicaba e coordenador diocesano da Pastoral dos Acólitos e Coroinhas.

Agora, ambos se preparam para um dos momentos mais importantes de suas vidas: a ordenação presbiteral. Para este momento, Rodrigo escolheu como lema o trecho tirado do profeta Jeremias “Amei-te com amor eterno, e te atraí com misericórdia” (Jr 31,3) e Willian buscou no Evangelho de João seu lema “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9).

Indagado sobre o significado de ser padre, Rodrigo afirma que “é ser um cooperador no anúncio do Evangelho, para que ele se faça sempre vivo e se difunda por toda a humanidade”. Já Willian afirma que para ele “é ser instrumento de amor, de graça e da misericórdia de Deus para o mundo. Quero com minha vida ministerial, ser sinal do amor de Deus aos irmãos na fé”.

Após oito anos de formação e a poucos dias da ordenação presbiteral, ambos dizem estar ansiosos e afirmam que 27 de maio será um dia de muita alegria e graça. “A Igreja ganhará dois novos colaboradores que se juntam à missão de estar a serviço do povo de Deus e do anúncio da Boa Nova”, ressalta Rodrigo. Já Willian diz que para ele “será a plenitude de um sonho, de um chamado e o início de uma missão. Estou muito feliz por estar vivendo tudo isso”, finaliza.

Após a ordenação sacerdotal Rodrigo continuará atuando na Paróquia Santa Bárbara, na cidade de Santa Bárbara D’Oeste e Willian na Paróquia Imaculada Conceição, em Piracicaba. Ambos exercerão a função de vigário paroquial.

 

Sobre os futuros padres diocesanos:

Rodrigo Stefanini Françoia - Natural da cidade de Americana, Rodrigo é o filho mais velho do casal Arilson Françoia e Ana Lúcia Stefanini Gorjon e tem como irmã Sara Stefanini Françoia, de 17 anos. Ele conta que sempre foi inserido nas atividades pastorais de sua paróquia, a Imaculada Conceição, de Santa Bárbara D’Oeste. Quando criança participou do coral infantil, depois do coral jovem, atuou como catequista, além de coroinha e acólito. Quando tinha 13 anos de idade procurou o pároco, na época padre José Alves de Faria (Pedroso) e disse a ele que queria ser padre. Ele o encaminhou para o Serviço Diocesano de Animação Vocacional. Começou a frequentar os encontros, mas como tinha apenas 13 anos, foi informado que naquela época só poderia frequentar os encontros vocacionais após completar 15 anos de idade. Com firme propósito de servir à Igreja em 2007, já com 15 anos retornou para os encontros para discernir melhor a sua vocação, permanecendo até o final de 2009. Ingressou no Seminário Propedêutico “Imaculada Conceição” na Nova Suíça, em Piracicaba, em 2010. De 2011 a 2013 deu continuidade à formação no Seminário Diocesano de Filosofia “São João XXIII” e cursou filosofia na PUC-Campinas. Já de 2014 a 2017 estudou teologia, também na PUC-Campinas e continuou a formação no Seminário Diocesano de Teologia “São José”.

Willian Bento - Nascido em Rio Claro, Willian também é o filho mais velho do casal Luiz Carlos Bento e Renata Maria Bautto Bento. Tem duas irmãs, Dayanne Bento e Larissa Bento, de 24 e 21 anos, respectivamente. Bento afirma que desde a infância sentia o desejo de ser padre, mas a decisão de iniciar um percurso vocacional somente foi tomada após o dia em que foi crismado ao ouvir as palavras do bispo diocesano, Dom Fernando que durante a homilia disse ‘para seguir Jesus, é necessário ter decisão’. Decidiu então participar dos encontros vocacionais promovidos pela diocese. Foram dois anos de caminhada e, em 2009, ingressou também no Seminário Propedêutico “Imaculada Conceição” da Nova Suíça, em Piracicaba. No período de 2010 a 2012 fez filosofia na PUC-Campinas e deu continuidade à formação vocacional no Seminário Diocesano de Filosofia “São João XXIII”. Em 2013, iniciou o curso de teologia junto ao Seminário Diocesano de Teologia “São José” e a PUC-Campinas. Em agosto do mesmo ano decidiu afastar-se do seminário para refletir melhor sobre sua vocação. Após onze meses de reflexão retornou em julho de 2014, concluindo a formação em dezembro de 2017.

Imprimir

Jornal Virtual

Jornal Digital

Patrocinadores

Anúncios

Rua Joaquim de Oliveira - 718 - Centro - CEP: 13450-038 - Santa Bárbara d'Oeste- SP


Telefone: (19) 3463-1920 ou 3455-2437
Desenvolvido por