Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018

13/06/2018 10:06:57
Imprimir

Festa de São João do Tupi é realizada desde 1934

Desde 1934, o Distrito de Tupi- Piracicaba- realiza sua tradicional “Festa de São João”. O festejo acontece todos os anos, impreterivelmente, no dia 23 de junho, dando abertura ao evento o toque da alvorada às seis horas da manhã, com 12 tiros de morteiros. O ritual tem sequência com celebração da missa na Matriz de São José.

Mantendo a tradição, às seis horas da tarde acontece o levantamento do mastro em homenagem a Santo Antônio, São João Batista e São Pedro o qual os devotos depositam no pé do mastro enfeitado com flores de campo, frutos da safra da região: cana-de-açúcar, arroz, milho e feijão, com os votos de boa colheita e prosperidade, logo após acende a fogueira de aproximadamente 10 metros de altura.

Este ano a festa chega a sua 83ª edição e acontecerá num sábado, com programação festiva na Praça da Igreja São José, padroeiro do bairro de Tupi.

Organizada pela Paróquia São José de Tupi, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Turismo e de outras secretarias municipais, a Festa de São João de Tupi é considerada uma das mais antigas e ricas em folclore e religiosidade, pois revive as peculiaridades das grandes comemorações juninas.

Para a comunidade do bairro, este é um evento muito importante, já que é diretamente beneficiada com os recursos arrecadados na venda dos produtos e comidas típicas.

Na parte gastronômica as principais opções são cuscuz, leitoa a pururuca, frango inteiro assado, porção de leitoa, frango a passarinho e bebidas. Já nas 80 barracas que ficam na praça, haverá todo o tipo de quitutes de todos os tipos (pastel, tapioca, acarajé, lanches, espetinhos, milho verde, vinho quente, quentão, etc), doces e brincadeiras das festas juninas tradicionais.

Imprimir

Jornal Virtual

Jornal Digital

Patrocinadores

Merlottis Telhas

Anúncios

Merlottis Telhas

Rua Joaquim de Oliveira - 718 - Centro - CEP: 13450-038 - Santa Bárbara d'Oeste- SP


Telefone: (19) 3463-1920 ou 3455-2437
Desenvolvido por